“VER O INVISÍVEL”: PATRIMÔNIO DA IMIGRAÇÃO CROATA EM SÃO PAULO

Visualizações: 118

Autores

  • Milan Puh
  • Katia Gavranich Camargo

Palavras-chave:

Imigração croata; São Paulo; Visibilidade; Patrimônio étnico

Resumo

Neste artigo apresentaremos uma proposta de visibilização do patrimônio da comunidade croata em São Paulo, pensado a partir de dois projetos: “História da Croácia e da imigração croata no Brasil” e “Memória dálmata” cuja finalidade é resgatar, organizar e divulgar um arquivo comunitário. O objetivo deste trabalho é o de discutir modos de tornar visível o patrimônio de uma comunidade que, por sua condição histórica, foi apagada da história oficial, institucional de São Paulo, porém preservada como memória coletiva, nos relatos dos imigrantes, como patrimônio comunitário nas suas instituições e como discurso em seus veículos de comunicação. Metodologicamente, baseamo-nos na exploração e superação da concepção de tempo de Halbwachs (2004), que separa a história e a memória coletiva. Desse modo ofereceremos uma reflexão sobre as propostas de afirmação de patrimônios étnicos, suas tensões e dinâmicas em perspectiva diacrônica e sincrônica, alimentando uma relação dialógica entre a três instâncias envolvidas: a Universidade, o Estado e a Comunidade. Percebemos que no período formativo da comunidade (1920-1950) houve práticas de auto-organização e autogestão, e apesar da sua efemeridade, foram criadas e fechadas muitas associações e sociedades, criando-se lacunaridades ao longo do tempo. E concluímos que essas lacunaridades institucionais nos arquivos e na história oficial, podem ser potencializadas a partir de uma memória comunitária que oferece outras visões sobre os patrimônios, especialmente aqueles étnicos e que com metodológicas de busca e análise adequadas podem ajudar no desocultamento dessas histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CAPELATO, Maria Helena. O movimento de 1932: a causa paulista. São Paulo: Brasiliense, 1981.

CAMARGO, Katia Gavranich. Na terra dos dálmatas: um mapeamento afetivo dos bairros do Belenzinho e da Mooca. Revista do Centro de Pesquisa e Formação do SESC, São Paulo, n.4, p.183 – 193, 2017.

DECOL, René D. Uma história oculta: a imigração dos países da Europa do Centro-Leste para o Brasil. In: Anais do XII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2000, Campinas: PUC Campinas, 2000.

GLICK SCHILLER, N. A global perspective on transnational migration: theorising migration without methodological nationalism. In: Diaspora and transnationalism: concepts, theories and methods. Amsterdam: Amsterdam Univ. Press., p. 109-129, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Centauro Editora. São Paulo 2004.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LOTMAN , I. As três funções do texto. In: Por uma teoria semiótica da cultura. Belo Horizonte: FALE; UFMG, 2007.

MARINOVIĆ DORO, Norma. A imigração iugoslava no Brasil, tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 1987.

MATOS, M. I. S., TRUZZI, O., CONCEIÇÃO, C. F. Mulheres imigrantes: presença e ocultamento (interiores de São Paulo, 1880-1930). Revista Brasileira De Estudos De População, n. 35(3), p. 1-25, 2018.

NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. O campo do patrimônio cultural e a história: itinerários conceituais e práticas de preservação. Antíteses, v. 7, n. 14, p. 45-67, 2014.

PORTES, Alejandro; WALTON John. Labor, Class, and the International System. New York: Academic Press, 1981.

PUH, Milan. Nas manhas do poder: o histórico da independência linguística e cultural na Croácia e no Brasil nos séculos XIX e XX. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 19, p. 183- 199, 2014.

PUH, Milan. A Croácia no Brasil: histórias de uma imigração. São Paulo: Croatia Sacra Paulistana, 2015.

PUH, Milan. A Croácia no Brasil até 1918: primeira fase da imigração. São Paulo: Croatia Sacra Paulistana, 2017.

PUH, Milan. A Croácia no Brasil entre 1918 e 1941: segunda fase da imigração. São Paulo: Croatia Sacra Paulistana, 2018.

PUH, Milan. A Croácia no Brasil após 1941: terceira fase da imigração. São Paulo: Croatia Sacra Paulistana, 2019.

RUSEISHVILI, Svetlana. Perfil sociodemográfico e distribuição territorial dos russos em São Paulo: deslocados de guerra da Europa e refugiados da China após a Segunda Guerra Mundial. Revista Brasileira De Estudos De População, Campinas: v.35(3), p.1-20, 2018.

SEIBT, Cezar Luís. Fenomenologia hermenêutica, circularidade e desocultamento. Caldas, Colombia: Discusiones Filosóficas. Ano 13, n.20, p. 243-254, 2012.

TALAN, Nikica. Croácia-Brasil: relações histórico-culturais. Zagreb: Društvo hrvatskihknjiževnika, 1998.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Puh, M. ., & Gavranich Camargo, K. . (2021). “VER O INVISÍVEL”: PATRIMÔNIO DA IMIGRAÇÃO CROATA EM SÃO PAULO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(2). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/45

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.