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  • CHAMADA PARA DOSSIÊ 60 ANOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E O RESSURGIMENTO DO AUTORITARISMO

    2024-02-28

    DOSSIÊ 60 ANOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL: IMPACTOS, CONSEQUÊNCIAS E O RESSURGIMENTO DO AUTORITARISMO

    A Revista de Estudos Interdisciplinares convida à submissão de artigos para o dossiê "60 Anos da Ditadura Militar no Brasil: Impactos, Consequências e o Ressurgimento do Autoritarismo", com o intuito de explorar não apenas os efeitos prolongados da ditadura militar sobre a sociedade e a democracia brasileiras, mas também de examinar o recente fortalecimento de movimentos conservadores e autoritários. Este dossiê busca abordar as reverberações daquele período autoritário nas esferas política, social, econômica, cultural e educacional, e como estas influenciam a configuração atual do Brasil, especialmente à luz dos atos antidemocráticos observados em 08 de janeiro de 2023 e dos acampamentos golpistas que se seguiram à eleição presidencial de 2022.

    Estamos interessados em artigos que ofereçam uma análise crítica sobre a forma como a era de 1964 a 1985 contribuiu para a construção da democracia brasileira, bem como investigações sobre as dinâmicas contemporâneas que refletem um ressurgimento de ideais autoritários. Pesquisas que conectem os legados da ditadura com o crescimento de movimentos conservadores, a polarização política, os desafios à ordem democrática e os esforços para minar as instituições democráticas no Brasil contemporâneo são de particular interesse. Análises sobre as políticas de memória, narrativas de resistência, impactos na cultura e educação, além de estudos sobre justiça de transição e reparação, também são encorajados.

    Além disso, almejamos receber contribuições que abordem perspectivas interdisciplinares e comparativas, incluindo análises que relacionem a experiência brasileira com outros contextos autoritários na América Latina e no mundo. Espera-se que os trabalhos iluminem as contínuas influências do passado autoritário no presente e futuro do Brasil, destacando as intersecções entre autoritarismo, democracia e a luta pelos direitos humanos.

    Este dossiê representa uma oportunidade única para pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas refletirem sobre um dos períodos mais desafiadores da história brasileira, bem como sobre os recentes eventos que testam a resiliência da democracia no país. Ao fomentar um debate amplo e aprofundado, a Revista de Estudos Interdisciplinares visa contribuir para a compreensão dos resquícios da ditadura militar, dos movimentos autoritários emergentes e de seu impacto na trajetória democrática brasileira. Convidamos autores a enviarem seus manuscritos, enriquecendo o diálogo sobre esses temas críticos para o entendimento da sociedade brasileira contemporânea.

    Submissões até 31 de maio de 2024

    Avaliações até 30 de junho de 2024

    Envio das versões corrigidas, se for o caso até 20 de julho de 2024

    Publicação do dossiê até 31 de agosto de 2024

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  • PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INTEGRAL E CURRÍCULO: PRÁTICAS EXITOSAS E PERSPECTIVAS ATUAIS

    2023-11-20

    A Revista de Estudos Interdisciplinares comunica a prorrogação da chamada de artigos para compor o DOSSIÊ Educação integral e currículo: práticas exitosas e perspectivas atuais. O novo prazo é 20 de janeiro de 2024. 

    Organizadores: Dr. Maurício Aires Vieira – Universidade Federal do Pampa e Dra. Rita Grecco de Cássia dos Santos – Universidade Federal de Rio Grande

    A Educação integral volta ao cenário atual, com as novas induções de políticas públicas voltadas à permanência do aluno na escola e, consequentemente, reformulação dos currículos escolares.  A Educação integral está em várias metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e, recentemente o governo federal retomou a política de ampliar o tempo na escola. Ou seja, para pensar no processo de educação integral é preciso compreender que os/as sujeitos que fazem parte da dinâmica curricular devem ser protagonistas de um novo modelo a ser implementado/executado em nossas escolas.  

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  • CHAMADA PARA DOSSIÊ: Patrimônio Cultural, políticas públicas e economia

    2023-11-01

    As políticas públicas para o patrimônio cultural são essenciais para a sua preservação, promoção e difusão. Essas políticas devem abranger diversos aspectos, como a proteção e conservação de bens culturais, a promoção do turismo, a valorização de expressões culturais, entre outros. Por outro lado, a economia do patrimônio cultural refere-se às atividades econômicas relacionadas à produção, à distribuição e ao consumo de bens e serviços ligados diretamente ao patrimônio. Os aspectos impulsionados por uma política pública para o patrimônio cultural, geralmente sob a responsabilidade dos governos, têm consequências (não) intencionais sobre as trocas econômicas que envolvem o patrimônio cultural. O turismo cultural, a produção e comercialização de artesanato e de produtos típicos, a restauração e a manutenção de imóveis históricos são exemplos da dinâmica que envolve as políticas públicas e a economia no patrimônio cultural.
    O objetivo deste dossiê é refletir sobre as políticas públicas e suas articulações com a economia, lançando foco para a compreensão do papel dessas políticas e da dinâmica econômica na preservação, produção, circulação e consumo do patrimônio cultural. Para isso, busca-se reunir resultados de revisões bibliográficas, pesquisas originais e relatos de experiências, concentrados na compreensão das interfaces entre políticas públicas, economia e patrimônio cultural, tendo este último como elemento principal de análise.

     Organizadores:
    Prof. Dr. Tiago Costa Martins
    PPG em Políticas Públicas – Universidade Federal do Pampa
    PPG em Patrimônio Cultural – Universidade Federal de Santa Maria

    Prof. Dr. Ronaldo Bernadino Colvero
    PPG em Políticas Públicas – Universidade Federal do Pampa
    PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural – Universidade Federal de Pelotas

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